5 benefícios para você terceirizar o marketing da sua empresa
A terceirização do marketing é um assunto que gera diversas perguntas tais como: se a empresa deve contratar uma pessoa para cuidar do marketing? Ou se o dono deve cuidar do marketing e terceirizar apenas algumas funções? Ou ainda se deve terceirizar tudo?
Ter uma agência cuidando do seu marketing, pessoas pensando nessas questões internamente, ou ainda uma terceira via, híbrida entre as duas situações, são ótimas opções.
O que vai determinar a melhor escolha para o seu negócio é o que você deseja priorizar no seu dia a dia. Se a sua decisão for cuidar do marketing sozinho, saiba que todo o processo, desde a criação até a mensuração dos resultados, requer bastante atenção, energia e cuidados.
O fato é que a terceirização do marketing nem sempre vai ser o ideal para uma empresa. Isso porque se a empresa terceirizar o serviço no momento errado ou sem a sua real necessidade, quem vai sofrer com as consequências dessa decisão é a agência contratada, que tem que se desdobrar para entregar os efeitos esperados.
A verdade é que a terceirização é um processo que traz bastante agilidade, mas que também cria uma dependência de fatores externos, sem falar da dificuldade para encontrar um fornecedor ideal. Pois é necessário que empresa e agência falem a mesma linguagem e estejam em sintonia.
Mesmo que a escolha seja terceirizar o marketing, para focar em outros setores da empresa, ainda assim é preciso ter um mínimo de conhecimento sobre o segmento, para saber avaliar uma proposta que apresente as boas capacitações do fornecedor do serviço.
Por isso, construir uma equipe internamente também tem os seus benefícios, e a principal delas é a facilidade de acompanhar o que está sendo feito em relação a isso.
No entanto, essa opção apresenta muitos outros problemas como:
- custos estruturais,
- equipamentos,
- contratação de equipe,
- encargos trabalhistas,
- controles de produção etc.
MODELO HÍBRIDO
Existe ainda uma terceira opção, terceirizar apenas algumas funções. Em algumas situações, o modelo híbrido pode ser a melhor solução para as empresas. Neste caso, o marketing é conduzido por alguém responsável pela empresa, que cuida da visão estratégica (agência ou equipe interna), enquanto as questões operacionais ficam com as agências e parceiros de desenvolvimento.
Principalmente se você sente que falta tempo para direcionar todas as ações de Marketing em sua empresa, delegar algumas tarefas para uma agência, então, pode ser a melhor solução.
Talvez a maior dificuldade que você encontre com esta escolha esteja justamente na falta de pessoas com o conhecimento e o tempo necessários para colocar a metodologia em prática.
Mas em termos de investimento, o que custa menos: contratar um funcionário internamente e treiná-lo ou contratar uma agência?
Encontrar profissionais capacitados, pode ser uma dificuldade, mas o processo de treinamento também pode levar bastante tempo.
Com uma agência de marketing há um aumento significativo da produtividade em campanhas publicitárias e ações de marketing, porque os profissionais envolvidos possuem expertise na área e contam com a estrutura e o suporte apropriados para otimizar esse processo.
Sem dúvida, essa é a principal vantagens da terceirização do marketing, além da velocidade com que as informações são transmitidas, há também a facilidade de comunicação por diversos meios. Existem muitos benefícios em se contratar uma agência de marketing terceirizada.
Conheça, agora, alguns desses benefícios e o que você ganha ao terceirizar os serviços de marketing com uma agência:
1. CONHECIMENTO
Uma agência de marketing é capacitada para operacionar os pontos que a empresa precisa, conforme a necessidade. referência em um tipo de serviços. especializadas somente em SEO, ou performance, ou conteúdo. Já outras optam por ter uma estratégia full servisse
2. INVESTIMENTO
Se sua empresa é pequena e possui pouca estrutura, pode investir na contratação de uma agência que tenha o conhecimento necessário para desenhar uma estratégia de Marketing junto com sua empresa e colocá-la em prática. No curto prazo, o retorno sobre investimento pode ser maior do que uma contratação.
3. PRODUTIVIDADE
A proposta é trabalho em conjunto, a empresa fornecendo informações e a agência utilizando sua experiência para produzir os conteúdos, fazer as campanhas, entregar os relatórios com os resultados e o que mais for definido. ao delegar ações para a agência, você acaba ficando mais livre para focar na estratégia. Ter esse apoio pode ajudar sua equipe a se tornar mais produtiva, ou priorizar outros projetos.
4. REDUÇÃO DE CUSTO
Ao contratar um serviço terceirizado, a empresa não precisa se preocupar com manter uma equipe trabalhando internamente. Salários, encargos trabalhistas, custos com equipamentos, móveis, computadores, manutenção e outras despesas relacionadas à estrutura e ao espaço que um setor de marketing exige, será de responsabilidade da agência. Uma redução considerável não somente de custos, mas também de tempo.
5. DISPONIBILIDADE
Uma agência terceirizada pode oferecer toda essa disponibilidade para que você resolva de modo prático e ágil as questões relacionadas ao marketing. Dessa forma, você pode direcionar o seu tempo para outros pontos dentro da organização. Com a rotina agitada de uma empresa e as inúmeras decisões urgentes que precisam ser tomadas no dia a dia, contar com profissionais capacitados à sua inteira disposição é um ótimo negócio.