Hoje em dia, mesmo com o marketing digital, ficou muito mais difícil vender algo para o consumidor final ou para outras empresas. Embora a economia esteja dando passos lentos de melhora e os produtos e serviços à venda passem por todas as etapas de marketing, até chegar ao mercado, o processo está muito mais demorado e mais complexo de se construir.

É verdade que a relação entre empresa e consumidor mudou. As áreas de marketing produzem muito mais informações hoje do que antes da internet e das redes sociais existirem, criando CRM’s monstros e, às vezes, lentos.

Ainda assim, não só os consumidores têm mais acesso às informações, como os vendedores também. De acordo com a instituição de pesquisa COMScore.com, diariamente olhamos para os nossos smartphones 140 vezes e acessamos os mesmos aplicativos 66 vezes, prestando atenção a informações de todos os tipos.

Ou seja, a velocidade com a qual as informações mudam é tanta que não conseguimos organizar e alinhar todas ao mesmo tempo com as nossas equipes, para que elas caminhem em sintonia com as exigências do mercado e, principalmente, com a dos clientes.

Então, o que fazer para adaptar-se ao novo mercado e melhorar a performance das vendas, através do marketing digital?

1. Seja transparente:

Não existe produto ou serviço perfeito. Quanto mais cedo aceitar isso, mais rápido serão corrigidos os erros do processo ou do produto, para melhorar as vendas.

Entenda, lidar com as críticas dos prospects e, especialmente, dos clientes é primordial para que sejam discutidas nas reuniões com as equipes de vendas, marketing, marketing digital, desenvolvimento de produtos e de projetos.

Portanto, encontre tempo para conversar com os staffs sobre os problemas; usar técnicas de Design Thinking e fazer a antiga, mas eficaz PFOA, determinando os pontos fortes, fracos, oportunidades de melhoria e de negócios e as ameaças, fragilidades: sempre gera resultados.

O plano de marketing é vivo e deve ser revisado e alterado sempre que necessário, conforme a melhor rota para atingir as metas.

2. Faça análise de concorrência sempre:

Eu tive um chefe que me enviava mensagens, no WhatsApp, às seis da manhã, avisando que os concorrentes já haviam acordado. É duro, mas é verdade!

Visto que tem sempre alguém agindo mais rápido do que você, então não perca tempo. Hoje em dia, nunca foi tão importante trabalhar com inteligência de mercado.

Por isso, fazer benchmarking, ou seja, avaliar o que os concorrentes estão fazendo melhor do que você, faz com que nos olhemos mais no espelho e, em geral, é o momento em que a criatividade desperta.

Lembre-se, também, de procurar quem é maior do que a sua empresa, quem é muito menor em faturamento, ou em número de funcionários, e referências de tendências em outros países. De onde menos esperamos, encontramos as melhores ideias.

3. Atraia o seu prospect, com a ajuda do marketing digital:

Você já sabe que os consumidores ficaram muito mais exigentes, então dê informações relevantes para que eles possam entender que a sua empresa – marca, produto ou serviço – é melhor do que a do seu concorrente.

Além disso, o marketing tradicional está fora de moda, porque invade a privacidade do público-alvo.

O marketing digital virou o “queridinho” justamente porque procura atrair o público certo, para que você consiga direcionar a mídia, e o conteúdo, para quem realmente interessa.

No entanto, não adianta publicar posts repetidos nas redes sociais, ou que cubram apenas os eventos da empresa.

Sobretudo, os seus clientes querem se identificar com a sua marca, querem que você resolva uma dor que eles possuem, ou um problema que eles tenham. Isto é, investir em conteúdo e em um Copy criativo é a chave para seduzir os prospects e para fidelizar os seus clientes.

4. Relacione-se com o seu cliente:

Organize os seus clientes. Faça nichos. Não adianta ter um CRM cheio de contatos, prospects e clientes, se você não os divide por nichos e não mantém contato o tempo todo com essas pessoas.

Contudo, não basta segmentar o mercado, no qual a sua empresa atua, é preciso saber exatamente o que eles necessitam, para que, dessa forma, você consiga oferecer a solução, ou o produto certo, que eles estão procurando. Se não fizer isso, certamente irão procurar a sua concorrência.

Estratégias de marketing digital, como patrocínio de mídias online, por exemplo, resolvem isso muito bem, para a propaganda alcançar diretamente o seu público-alvo.

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